sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Definição de Blogue e sua utilização

Definição de Blogue

Um “blog” é uma página da Web que contém informações sempre atualizadas, a que se dá o nome de “posts”. Este deve seguir uma estrutura cronológica em que as mensagens atuais são apresentadas primeiramente.
“A estrutura natural de um blog segue portanto uma linha cronológica ascendente.” (Gomes, 2005, p. 311)
Maria João Gomes apoia-se em outra autora, nomeadamente Brigitte Eaton, para referir a importância desta linha cronológica: “Esta última característica, ou seja a identificação das entradas de informação com indicações cronológicas, é mesmo considerada por Brigitte Eaton, a criadora do principal portal de acesso a blogs – o Eaton Portal (http://portal.eatonweb.com/) – o critério identificativo dos blogs”. (Gomes, 2005, p. 311)

“Os blogues podem ser pessoais ou colectivos e estarem abertos a todos ou afectos a uma comunidade fechada, a qual discute temas específicos de interesse para esse grupo ou turma.” (Carvalho, Moura, Pereira, & Cruz, 2006, p. 635)


Utilização Educativa

Os Blogues adquirem um caracter pedagógico quando são utilizados para o ato de partilhar informações, matéria e ensinamentos entre professor-aluno, aluno-aluno e professor-professor.
Quando se cria um blogue, é necessário comprometer-se diariamente a pesquisar informação e colocá-la no mesmo, o que ajuda na formação da pessoa. Sendo assim a utilização de blogues é importante em escolas como por exemplo “Alguns blogues estão a ser utilizados como caderno diário electrónico (e-caderno),portefólio e como fórum.” (Carvalho, Moura, Pereira, & Cruz, 2006, p. 636)


“(…)o aluno torna-se actor no fenómeno da comunicação global e aumenta também a sua responsabilidade sobre aquilo que quer comunicar ao exterior.” (Carvalho, Moura, Pereira, & Cruz, 2006, p. 636)

Referências Bibliográficas

Carvalho, A., Moura, A., Pereira, L., & Cruz, S. (2006). Blogue: Uma Ferramenta com Potencialidades Pedagógicas em Diferentes Níveis de Ensino. Obtido em 2013, de Repositerium - Universidade do Minho: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5915/1/3018.pdf

Gomes, M. J. (16-18 de 11 de 2005). Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. Obtido de Repositorium - Universidde do Minho: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf

2 comentários:

  1. Caras alunas,
    o vosso texto não possui, no final, a identificação das fontes utilizadas e tem uma referência a fontes, ao longo do texto, que não cumpre as regras da APA. Falta-lhes a indicação da página dos documentos originais nas citações e possui várias afirmações em autor de suporte. estranho ainda o modo como este autor: (Carvalho, Moura, Pereira, Pereira, & Cruz, 2006) está enunciado.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar
  2. Bom dia professora, Já emendámos o problema das citações e das páginas e também colocámos as referências bibliográficas. Está tudo corrigido na publicação inicial.

    Cumprimentos e as melhoras
    Inês Raposo e Sara Ribeiro

    ResponderEliminar