sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Reflexão do Jogo Didático

Reflexão do Jogo Didático

3 comentários:

  1. O jogo “Brincando com as vogais” tem como objetivo formar as palavras posicionando as vogais em falta. A descoberta da palavra surge na sequência da relação com a imagem e com a componente auditiva que está presente, pois a palavra é pronunciada. Este último aspeto – componente auditiva – é bastante importante nos jogos educativos, uma vez que existe uma interação com o jogador, que o faz sentir envolvido na exploração do software.
    Ao analisarmos o jogo também nos deparamos com o facto de apresentar feedback, tanto positivo como negativo. É uma vantagem em qualquer jogo, uma vez que encoraja e incentiva o jogador que quando não acerta permite que tente novamente.
    A segunda etapa deste jogo consiste em acertar, com um martelo, nas vogais que aparecem e desaparecem juntamente com as consoantes num curto espaço de tempo. Consideramos uma desvantagem, na medida em que os alunos não apresentam as mesmas capacidades de motricidade. Assim, nem todas conseguirão acompanhar o ritmo do jogo e concluí-lo da melhor maneira.
    Podemos concluir que estamos perante um jogo educativo na área da Língua Portuguesa que apresenta vantagens e desvantagens. Contudo, poderá ser um bom recurso para o docente abordar as vogais e as consoantes, e ser uma atividade dinâmica e que proporciona um bom ambiente entre os alunos.

    ResponderEliminar
  2. Caras alunas,
    a vossa mensagem devia ter algum texto que explicitasse o razão de existência e o conteúdo do ficheiro que a integra.
    Quanto à reflexão, apesar de considerar que ele integra as leitura efetuadas, não termina com as referencias bibliográficas e a organização dos parágrafos está pouco correta, pois cada frase é um parágrafo.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar
  3. Cara professora,

    Já fizemos as alterações solicitadas e fizemos uma nova "mensagem" com a reflexão.

    Com os melhores cumprimentos e as melhoras,

    Inês Raposo e Sara Ribeito

    ResponderEliminar